quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

VALORES - FUNDAMENTOS DA VIDA

Quando procuramos pelo SIGNIFICADO desta palavra, muita coisa podemos atribuir. VALOR como sinônimo de capital, riqueza material. VALOR como resultado de um cálculo matemático, físico ou quimico... VALOR  econômico relacionado a preço, custo benefício, etc. Mas há um atributo muito significativo de uma relevância suprema: VALORES HUMANOS. Estes, cada qual pode elencar segundo sua ordem, não importa qual seja, mas importa que eles estejam presente na vida de cada ser humano. Vejamos eles:


DEUS: Indiferente qual seja o modo que cada pessoa tenha de cultuar, seja monoteísta, politeísta, animista... Cada pessoa precisa ter uma RELIGIÃO - religando seu ser o Ser Superior, divino, supremo, como queira atribuir. Para isso temos uma infinidade de ritos, cada qual com seu valor e preciosidade. Santo Ancelmo de Cantuária - filósofo que escreve o argumento Ontológico sobre o discurso sobre Deus, no qual define alguns atributos, e afirma “o ser do qual não é possível pensar nada maior”. Em fim, humanizar-se significa assemelhar-se ao Criador, para isso devemos sempre buscar este referencial de vida, pois Ele é o fundamento de todos os valores, em plenitude. Há diferentes formas e nomes, mas Ele acolhe todos como Filhos Amados.

FAMÍLIA: A Família é o berço da sociedade, é a célula vida e mãe do corpo social. Sem ela as pessoas ficam perdidas de referenciais. Nossos avós, pais, irmão são as pessoas mais próximas e valiosos que precisamos cuidar com uma planta, frágil, sensível, mas que necessita de muito Afeto, Ternura e Amor. A muitos significados que são atribuidos a família, mas todos devem remeter aos princípios fundamentais do Amor, Respeito, Acolhida, Respeito, Confiança...

CARATER: Diretamente relacionado com a personalidade de cada um, apresentando os traços morais e éticos, a conduda e tudo que se refere ao interior do ser humano. "Quase todos os homens são capazes de suportar adversidades, mas se quiser por à prova o caráter de um homem, dê-lhe poder". (Abraham Lincoln).



HONESTIDADE: É a qualidade das pessoas que são verdadeiras, coerentes com que dizem e fazem. Ser honesto é uma grande virtude a ser cultivada ela garante o respeito, ética e verdade.
“O homem honesto não será desviado do que é digno por coisa nenhuma.” (Séneca)




HUMILDADE: derivado do Latim que significa ser "filho da terra". Ser humilda é qualidade daquele que sabe reconhcer seu potencial e habilidades sem se exaltar perante os outros. Ao contrário, sente-se feliz em ajudar o próximo, colocando-se a serviço.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ocorreu um erro neste gadget